terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Consagração: a busca da santidade por meio da Santa Escravidão de Amor


           Ser um escravo de amor da Virgem Santa é a via perfeita que o próprio Deus indica aqueles que querem ser santos, dessa forma, a Santa Escravidão de Amor é o meio mais fácil, mais curto, perfeito e reto de se conseguir a união com Deus. Mas, o que os leva então a atingir a santidade? Eis a resposta do próprio Senhor: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). A união à Cristo e a perfeita imitação de Suas virtudes nos conduzem pelo caminho de perfeição e santidade. Por isso, quanto mais estivermos unidos ao Senhor Jesus, mais seremos transfigurados por Sua graça, formados à Sua imagem e semelhança, cumprindo de forma plena o que nos foi designado por Deus (Gn 1,26) na criação do mundo.
 Tomando como premissa o desejo do próprio Deus, São Luís Maria G. de Montfort, no Tratado da Verdadeira Devoção (art., 120), desenvolve o principal e persuasivo argumento sobre a Verdadeira Devoção à Virgem Maria:

Toda a nossa perfeição consiste em sermos conformes a Jesus Cristo, em nos unirmos e consagrarmos a Ele. Por isso, a mais perfeita de todas as devoções é, indubitavelmente, aquela que nos conforma, nos une e nos consagra mais perfeitamente a Jesus Cristo. Ora, de todas as criaturas, Maria é a mais conforme a Ele. Por conseguinte, a Devoção que, dentre todas as demais, melhor consagra e assemelha uma alma a Nosso Senhor é a Devoção à Santíssima Virgem, Sua Santa Mãe. E quanto mais uma alma for consagrada a Maria, tanto mais o será a Jesus Cristo. É por isso que a perfeita e inteira consagração a Jesus Cristo não é mais que uma perfeita e inteira consagração da alma à Santíssima Virgem.

           Complementando o pensamento de Montfort, Pe. Júlio Lombaerde (1961, p. 115) acrescenta expondo mais dois argumentos que nos levam a essa consagração à Santíssima Virgem, são eles:
Prova doutrinal: baseia-se no princípio de que a Santa Escravidão é uma renovação das promessas do Santo Batismo. Todos aqueles que são batizados deveriam ter o interesse de renovar as obrigações contraídas;
Prova de autoridade: o exemplo dos santos, e em particular São Luís Maria G. de Montfort, que por fazer conhecer essa Devoção levou grande número de pecadores à conversão.
         Desse modo, chegamos ao entendimento que a Santa Escravidão de Amor ou a Consagração à Jesus por Maria Santíssima, além de ser um instrumento de conversão dos pecadores, é o auxílio mais eficaz para se progredir na virtude, em busca vida da perfeição cristã. Faz-se necessário saber ainda, que é nessa perseverança e busca de uma vida virtuosa, tendo à Virgem Maria como modelo, que se cumprem os maravilhosos efeitos desta consagração e a união total e perfeita a Jesus Cristo.
              Terminamos essa reflexão, repetindo as palavras do Pe. Júlio Lombaerde: “A Virgem Maria é, portanto, nosso grande meio de união com Jesus Cristo; meio entre todos o mais eficaz, o mais apto para atingir o nosso fim, pois que escolhido pelo próprio Filho de Deus” ( p. 148).

Referências:
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de Montfort. Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem. Anápolis, 2002.
LOMBAERDE, Pe. Júlio Maria. O Segredo da Verdadeira Devoção para com a Santíssima Virgem segundo São Luis Maria Grignion de Montfort. Caratinga, 1961.




 Maria Cristina é membro aliança nível 2, casada e mora no Condomínio Mãe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário