segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Maria Santíssima: Mãe e formadora dos Apóstolos dos Últimos Tempos

Geração de Apóstolos de Maria, levantai-vos! Chegou à hora de mostrardes ao mundo vosso ideal e vossa chama! Levantai-vos e hasteai a bandeira azul das glórias de Maria no alto, bem no alto de vossos sentimentos! Há mais de dois séculos que Montfort anunciou vossa chegada! (LOMBAERDE, 1961). Mas, quem são esses apóstolos tão esperados? Quem são esses admiráveis homens e mulheres que hão de hastear o digníssimo estandarte da Mãe de Deus sobre o mundo?
De fato, como nos fala Pe. Júlio Maria Lombaerde, os Apóstolos da Virgem Maria, foram profetizados há séculos pelo grande apóstolo de Maria Ss. e da Cruz, São Luís Maria Grignion de Montfort. Segundo Montfort, Deus quer revelar e manifestar a obra-prima de Suas mãos, Maria Ss., nesses derradeiros tempos e serão os servos, escravos e filhos da Grande Mãe de Deus, essa nova geração de santos.  
 Esses homens e mulheres predestinados serão aqueles que entrarem, com a graça e a luz do Espírito Santo, na prática interior e perfeita de Devoção a Santíssima Virgem. São chamados a serem grandes santos, verdadeiros Apóstolos dos Últimos Tempos, que como explica Montfort, “ultrapassarão tanto em santidade a maior parte dos outros santos, quanto dos cedros do Líbano excedem os arbustozinhos (Cf. TVD, art. 47); Conhecerão as grandezas desta soberana e devotar-se-ão inteiramente ao seu serviço, como Seus súditos e Seus escravos de amor; Experimentarão as Suas doçuras e bondades maternais, e amar-lhe-ão ternamente, como Seus filhos muito queridos” (Cf. TVD, art. 55).
         De acordo com Pe. Júlio Maria Lombaerde os Apóstolos dos Últimos Tempos serão reconhecidos pela sua fisionomia, essa foi descrita por Montfort em sua profecia. O primeiro traço: “serão flechas e fogo nas mãos da Virgem Mãe de Deus”, flechas pelo zelo e fogo pelo amor; instrumentos dóceis nas mãos de Maria Ss., Aquela a quem Deus Pai concedeu a habilidade de atingirmos o Alvo, Jesus Cristo Nosso Senhor.
        O segundo traço da fisionomia dos Apóstolos dos Últimos Tempos diz respeito à sua submissão a provas e a união a Deus; Serão identificados pela humildade e mortificação, “serão pequenos e pobres aos olhos do mundo [...], grandes e de elevada santidade diante de Deus” (Cf. TVD, art. 54); O sinal distintivo será, entre todos, sua predileção pela Cruz e pelo Rosário:  “trarão aos ombros o estandarte sangrento da Cruz, o crucifixo na mão direita, o Rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta” (MONTFORT apud LOMBAERDE, 1961).
          A partir de tudo o que foi descrito, é de crer que somos nós, ESCRAVOS DE AMOR da VIRGEM MARIA, esses apóstolos tão esperados, os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, almas predestinadas, com o chamado especial e precioso de fazer a Sua Mãe Santíssima mais amada e mais honrada do que nunca. Por isso, a CONSAGRAÇÃO ensinada por esse grande apóstolo precursor, São Luís Maria G. de Montfort, é tão valiosa e digna de fé, pois nos leva a um caminho de conversão cotidiana, a um caminho de rosas e de mel (Cf. TVD, art. 152), à perfeição da alma e total participação da vida divina por meio desta Boa Mãe e Senhora.
           Assim dizia Pe. Júlio Maria Lombaerde em apelo aos jovens: “Maria Santíssima precisa de apóstolos!”; “É preciso formar, educar a mocidade. Nenhum meio é mais eficaz que congregar os jovens em redor do estandarte da Virgem Imaculada”; e ainda: “ser filho de Maria é uma garantia de salvação! Ser Apóstolo de Maria é uma garantia de santidade!” (LOMBAERDE, 1961, p. 64).
            Sejamos, pois obedientes ao chamado da Rainha do Céu, quando em sua aparição em La Salette (1846), chama a todos os Seus apóstolos a levantarem-se, a saírem e iluminarem o mundo que vive nas trevas:

“Eu dirijo um urgente apelo a Terra; chamo os verdadeiros discípulos do Deus Vivo que reina nos Céus; chamo os verdadeiros imitadores de Cristo feito Homem, o único e verdadeiro salvador dos homens; chamo os meus filhos, os meus verdadeiros devotos, aqueles que já se me consagraram a fim de que vos conduza ao meu Divino Filho; os que, por assim dizer, levo nos meus braços, os que têm vivido do meu Espírito; finalmente, chamo os Apóstolos dos Últimos Tempos, os fiéis discípulos de Jesus Cristo que têm vivido no desprezo do mundo e de si próprios, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e no desconhecimento do mundo. Já é hora de que saiam e venham iluminar a Terra. Ide e mostrai-vos como filhos queridos meus. Eu estou convosco e em vós sempre que a vossa fé seja a luz que alumie, e nesses dias de infortúnio, que o vosso zelo vos faça famintos da glória de Deus e da honra de Jesus Cristo.”
             
          Portanto, se em nós pulsa esse ardente desejo de santidade, devemos nos lançar em Maria Ss.! É a Grande Mãe de Deus a responsável por formar grandes santos, e não podia ser diferente, pois aqueles que se consagram inteiramente ao seu serviço recebem d’Ela o Manto Sagrado de Suas virtudes, apresentam-se diante de Cristo não com seus próprios méritos, mas recobertos pelos méritos e merecimentos d’Aquela que foi digna de ser o próprio Tabernáculo Vivo de Deus.

CONSAGRA-TE!

Se você é um consagrado ou deseja ser um, acesse:

Referências:

LOMBAERDE, Pe. Júlio Maria de. O Segredo da Verdadeira Devoção para com a Santíssima Virgem, segundo São Luís Maria Grignion de Montfort. Anápolis, Go: Ed. Santo Tomás, Arca de Maria, Serviço de Animação Eucarística Mariana, 1961.

MONTFORT, São Luís Maria Grignion de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.




Maria Cristina é membro aliança nível 2, casada e mora no Condomínio Mãe de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário