terça-feira, 26 de julho de 2011

Desapego do Mundo

            Para consagrar-se ou viver a consagração, São Luis Maria Montfort nos orienta libertar-nos do Espírito do mundo, remover do nosso coração tudo aquilo que nos impede de cumprir os ensinamentos do senhor, tudo o que não é de Deus.
Deus nos convida a sermos Santos!
Lv 19,02: “Santificai-vos, sede Santos, pra que eu, vosso Deus e senhor, sou Santo”.
I Tes 4,3: “Esta é a vontade de Deus, vossa santificação”. 
            Devemos dirigir todas as palavras, ações, pensamentos a alcançar a perfeição cristã, em todos os momentos.
            No livro segredo de Maria, São Luís Maria de Montfort explica: Que farás? Quais meios? Através da marianização da alma.
            Os meios de salvação nos conhecemos, mas é necessário a graça de Deus que é concedida a todos em maior ou menor abundância, suficiente a cada um.
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            108. Profunda humildade, fé viva, obediência cega, contínua oração, mortificação universal, pureza divina, ardente caridade, paciência heróica, doçura angélica e sabedoria divina.  
Precisamos encontrar Maria Santíssima:
            Só ela encontrou graça diante de Deus, nem mesmo os patriarcas e profetas a conseguiram por maiores que fossem as suas súplicas;
            Mãe do autor de toda graça, o deu ser e vida, que a encheu para distribuir a quem quer, como e quanto quer as graças;
            Na natureza temos pai e mãe, ela é mãe da cabeça e do corpo, forma, cuida e alimenta os membros como verdadeiros filhos;
            É o molde vivo de Deus, que não perdeu nenhum traço divino;
            A dificuldade é achar a Virgem Maria; é um dom de Deus necessário para unirmos- nos a Ele, usando o mesmo meio que Ele usou para unir-se a nós. Precisamos encontrar a graça da verdadeira devoção a Santíssima Virgem;
            Precisamos nos afastar do mundo, que não é o conjunto de irmãos, cidades, a terra, a galera!. Ter o Espírito de Deus.
            O mundo é o Espírito do mal que não quis receber Jesus e se opõe.  101.10- E o mundo não o conheceu.
Tg 4,4: “Quem quer ser amigo do mundo, constituiu-se inimigo de Deus. “vos não sois deste mundo”.
Mt 6,24: “É impossível servir a dois senhores. "conciliar é impossível". O príncipe deste mundo é o demônio, tentador, mentiroso”.
Mt 6. 1-11: “Proporciona prazeres, riquezas, honras, glórias e até a Jesus, se ele o adorasse, mas ele não o serviu”.
Jo 16,33: “Tende confiança, eu venci o mundo”.
Tomás Kempis
Imitação de Cristo
LL,C XIII,103 - "Tentação"
            Em 1380, o monge agostiniano Tomas de Kempis, na Alemanha enquanto vivemos no mundo não podemos está sem tentações,todos devem ser cuidadosos nas tentações e vigilante na oração.
1Pd 5,8: “Cuidado com o demônio,que nunca dorme,não cessa de andar a roda de quem possa devorar”.
            Ninguém é tão santo que não tenha algumas tentações, que não podemos nem devemos viver sem ela. São utilíssimas, nelas se é humilhado, instruídos e purificado, passada uma tentação vem outra, por que se perdeu o bem da primeira felicidade (pecado original).
            Muitos querem fugir, sexo, drogas, poder dependências, e caem gravemente, mas com paciência e verdadeira humildade venceremos.
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            52. Refere-se à Gn 3,15. Deus só criou uma inimizade, irreconciliável, que deve durar e aumentar nos séculos, é a entre os filhos, servos, discípulos, raça da mulher, (Santíssima Virgem) e os seguidores de lúcifer. O que lúcifer perdeu por orgulho, Maria salvou pela obediência. Eva obedeceu à serpente houve a perdição dos seus filhos. Maria Santíssima obediente e fiel a Deus salvou todos os seus filhos.
            Deus nos fez perfeitos, equilibrados, o pecado original destruiu isso. O corpo quer dominar o espírito, o corpo reclama satisfações egoístas, impurezas, concupiscência, sensualidade, aos olhos e ouvidos, contra a razão e a fé.
Rm 7,23: “Sinto em meus membros uma lei contraria que se revolta contra a lei do espírito e me prende as leis do pecado”.
Tomás Kempis
Imitação de Cristo
L1,c XIII,4,55 – “Namoro,Casamento,Trabalho”.
“Quem evita ocasiões exteriores não Arranca o mal pela raiz,pouco aproveitará,voltarão mais depressa e mais fortes calma, ajudando Deus pouco a pouco, com paciência, constância e ânimo conseguiremos, confiança em Deus”.
O fogo prova o ferro, a tentação o justo!
Eis os modos que a tentação surge:
            Primeiro oferece-se um simples pensamento, depois a importuna imaginação. Logo o deleite, e dai o consentimento, depois da importuna imaginação, só consentimento. Quanto mais preguiçoso for o homem em resisti-lhe, o inimigo ficará mais poderoso. Alguns sofrem grandes tentações no principio da conversão, outros no fim, outros por toda a vida. Outros são tentados brandamente, outros mais intensamente. Não nos inquietemos quando tentados, mas antes clamemos a Deus com maior fervor por ajuda.
Cor 10,13:  “Nos dará o auxilio junto com a tentação para que lhe possamos repartir”.
Pd 5,6: “Humilhemos nossas Almas debaixo da mão de Deus,em toda tribulação e tentação por que ele há de salvar e engrandecer os humildes de espírito”.

"O manto de Deus é o manto da sua Mãe santíssima."

São Luís Maria Grignion de Montfort
O Amor da Sabedoria eterna - cap. XVI art.196-200:
A fim de possuir a sabedoria: dicas, Sugestões.
1º Deixar realmente os bens do mundo, com os apóstolos, discípulos, primeiros cristãos, comunidade de vida ou pelo menos o desapego os bens, possuí-los como se não os tivesse, sem solicitude para consegui-los, sem inquietação para conservá-los, sem queixas ou impaciência ao perdê-los;
2º Não se conformar, igualar aos mandamos no modo de vestir (moda), de decorar suas casas, refeições, festas ou outras atividades ;
3° Não acreditar nem obedecer às máximas do mundo, não falar gírias, fazer sinais, pensar e agir como eles, eles tem doutrina adversa à sabedoria encarnada (aborto, casamento, sexo, tatuagens, anticonceptivos, piercings, namoro, preservem seus corpos). Eles pensam e falam mal de grandes verdades não "mentem" abertamente, disfarçam a mentira é a aparência de verdade;
I Jo 5,19 “todo o mundo e penetrado de malicia”. Crêem não mentir,mas mentem,ensinam o pecado mas o chamam de virtudes,honra,decência ou qualquer coisa,mentirosos!;
4° Fugir da companhia dos homens, não só dos mundanos perigosos, mas de pessoas de voltas quando para sua conversão são inúteis e o faz perde tempo.
Fugi quanto possível dos homens, escondei-vos, calai-vos, Cl 3 “esteja vossa vida escondida em cristo em Deus”.
Eclo 20,5: “Um homem silencioso é um homem sábio”.

O Amor da Sabedoria eterna - cap. III art. 70:
Mandamentos do mundo:
1- Conhecer o mundo, estar o par das finezas, amaneiradas dos séculos e demonstrar este conhecimento. (artistas, internet, etiquetas, notícias, novelas);
2- Viver aparentando honestidade, não rouba não mato, não traio... E traem Jesus todos os dias;
3-Ter o dinheiro como fim ultimo do negócio, sem deixar transparecer;
4- Conserva o que e seu, ignorar a caridade, pelo pretexto de direto de propriedade, interesses da família, etc..;
5- Adiantar na vida, ambição, ousadia, conseguir dinheiro fácil, sem mérito pessoal (trabalhar), propina, percentil, jogos;
6- Fazer amigos para obter fins, interesseiro;
7- Freqüentar altas rodas, andar atrás de pessoas eminentes ou em evidencia a fim de brilhar pelos outros;
8- Viver confortavelmente, pretexto de manter a saúde ou o nível social, padrão, não piso no chão, ir mato, chuveiro elétrico, não comer alguns alimentos, só saborear coisas caras e boas para glorificar o Senhor;
9- Não ser desmanchar prazer, cultivar o bom humor diante de situações culpáveis, negligenciarem o próprio estado, se casado, consagrado, etc;
10- Evitar singularidade, piedade, obras de caridade religião, exagero das pessoas devotas.

Rm 8,7: “A sabedoria da carne é inimiga de Deus”.
            Mandamentos contrários a sabedorias: "Questão de honra”, o que vão dizer, não fica bem, todos fazem assim, é preciso aproveitar a vida, bons negócios são acontecem uma vez, é preciso aparecer, que mico, careta, não quer ser ridículo. Seja sábio, seja autêntico e verdadeiro.
            Virtudes mundanas: Bravuras, destemor, habilidades, política, elegância, sociabilidade, arte de fazer amigos.
Ecl 1,2: “Vaidades das vaidades tudo é vaidade, exceto amar a deus e só a ele servir”.

Tomás Kempis
Imitação de Cristo l1, c1, 305
            Vaidade e busca riqueza merecedora e por nelas a esperança (Idolatrar pessoas, cargos, carros, modas), desejar honras e desvanecer-se com elas, seguir os apetites da carne, gula, prazer.
- Desejar vida fácil, larga, cuida pouco para ser boa, olhar somente a vida presente, buscar o que depressa passa, devemos procurar desapegar o coração das coisas visíveis e afeiçoá-lo as invisíveis, são alto.

São Luís Maria Grignion de Montfort
O Amor da Sabedoria eterna - cap.VII, art. 80,82:
            O sábio do mundo reveste-se das aparências de cristão e honesto, sem se preocupar em agradar a deus, conhece bem seus negócios e sabe tirar proveito, sem dar a perceber, conhecer a arte de enganar sem que os outros suspeitem, enganar os pais, os professores, os padres, sabe vender, atender, consultar.
1.      A sabedoria do mundo é terrestre, apegam-se ao que possuem e empenham-se a tornarem-se ricos, intentam processos para obter lucro ou conservar dinheiro, tudo para ter ganhado, não se empenham na oração, confissão, adoração.
2.      A sabedoria do mundo é carnal, amor do prazer, do corpo, só pensam em comer, beber, divertirem-se, rir, passar tempo festa agradáveis jogos que divirtam, companhias mundanas irão atrás de um padre o menos escrupuloso que encontrarem para conseguirem por pouco preço o perdão dos pecados, a paz e indulgencias.
3.      Sabedoria é diabólica: Amor as estimas e as, espiram secretamente grandezas, honras, cargos elevados, se esforçam para serem elogiados, visas, estimados e louvados, aplaudidos pelos homens, para que sejam tipo como honestos, sábios, grandes lideres, sábios consultores, pessoas de infinitos mérito e consideração, a verdadeira sabedoria busca o interesse comum e não pessoal.

Mt 5,1-11: “Busquemos ser bem aventurados e não bem sucedidos”.
            “Bem aventurados os pobres de espírito”: Não procurar bens deste mundo, senão na medida do necessário ao cumprimento dos meus deveres. Se tiver em abundância ai não prenderes meu coração ao contrario se me privar, agradecerei por não tê-los em comunhão com meus irmãos falo em particular da minha riqueza e de minha pobreza.
            Na consagração entregamos os bens espirituais e materiais a Virgem Maria e fico pobre de espírito.
            “Bem aventurados os mansos”: Contra o egoísmo favor dos mundanos, o espírito de Jesus é de caridades terem paciência, benignidade, não ter inveja. Não irar, não alimentar ambição. Procurar o bem dos outros, tudo suportar, condescender em tudo, menos no pecado, consagrado vive a caridade ardente.
            “Bem aventurados os que choram e desejam justiça”: Chorar primeiro os próprios pecados, em sincera conversão, fome e sede de justiça e santidade chorem junto com os nossos irmãos perseguidos e sofredor, feliz as lagrima que lavam os pecados.
            “Bem aventurado os puros de coração”: Aos de olhos do mundo a pureza é impossível, os mundanos a rejeitam em nome da natureza, ciência, arte, aceitando e tornando o ambiente uma perpetua ocasião de pecado nas casas, ruas, TVs, cinema, roupas e outros menos de comunicação.
            Não pode haver continência, se Deus a não der, a promessa é que verão a Deus!
            “Bem aventurados os misericordiosos e os pacíficos”: Para o mundo a misericórdia é imoral, são indignos os que não sabem viver em guerra, o instinto do egoísmo e de fechar nosso coração ante as misérias do irmão, recusar dar e pedir perdão, pugnar pelos nossos direitos, fechar os olhos ante as injustiças sociais, pobreza, doença, marginalização e opressões.
            Acolher sempre, perdoar, compadecer-se da pobreza, enfermidade, miséria moral, rezar pelos abandonados, ampará-los, defendê-los, sufragar as almas do purgatório, na consagração entregamos o valos satisfatório e impetratórios das nossas boas obras a santíssima Virgem para ela usar para quem e como quiser.
            “Bem aventurado os que sofrem perseguição”: Para assegurar tranquilidade, fama e poder os do mundo recorrer a todas as armas, mesmo as ilícitas, como a fraude, calunia, venalidade, opressão.
Jo 15,20: Jesus foi perseguido, seus discípulos também, a fidelidade e obediência a lei de Deus e da Igreja, tudo é causa de perseguição. Como consagrados a Virgem Maria,ela entrega a todos os seus filhos pedaços da cruz, que é a arvore da vida.

Tomás Kempis
Imitação de Cristo L1,C XII:
            Proveito nas adversidades: Bom é que de tempos em tempos nos ocorra coisas adversas pensem mal de nós, mesmo que falamos o bem, para que reconheçamos a nós mesmos, o homem que está no nosso coração e para não por esperanças no mundo, nas pessoas.
            Essas coisas nos ajudam a ser humildes e nos defender da vangloria do orgulho, quando o homem de boa vida é atribulado ou tentado, ou combatido por maus pensamentos, tem maior necessidade de Deus, então se entristecer e geme, e pede ao senhor que o livre do mal que parece, no mundo não tem segurança completa.

Livro I, cap. XII:
            Toda vez que o homem deseja desordenadamente algo, perde o sossego, o soberbo e o avarento nunca estão sossegados o pobre e o humilde vive em paz. Não há paz no coração do homem carnal nem do que se ocupa das coisas exteriores, mas há paz no que é fervoroso e espiritual.
            Como sofrem, que aflição, que angústia para os que não querem se separar do mundo, por que nele colocam toda a sua felicidade, festa e amigos. Para o escravo da virgem Maria a certeza da morte é a certeza do paraíso, do fim das dores, do pecado, das trevas, certeza de vida.
O mundano na incerteza do mundo:
Na juventude pensam em aproveitar a mocidade, sexo e drogas, na maturidade a sabedoria de reunir riqueza e segurança e na velhice só formas de lhe prolongar a existência.
            O escravo de amor todos os dias renova seu exame de consciência, seus atos e rogam a Maria Santíssima que interceda agora e na hora de nossa morte.
            Vivem em castidade, choram como se não chorassem, riem como se não tivesse alegria, usam deste mundo como se não usassem. Para os do mundo: seguro contra incêndio, contra acidentes, contra (saúde)-morte, para evitar resultados funestos. A consagração a Virgem Maria é o maior seguro contra a morte. No julgamento final o escravo do mundo ficará a pensar Deus nada ignora, pensamentos, ações, pecados não confessados, tudo será visto num instante, de luz, todos os erros, todas as omissões, tudo o que causamos, escândalos, desamor, temem ao juízo dos homens e ao juízo de Deus.
            Verá a insensatez com que ridicularizava os servos de Jesus e Maria. Já o escravo de amor que desprezou o espírito do mundo, agora, senta misericórdia de Deus, no exame de minuciosas e pequeninas vitórias, nas prenuncias, mortificações que Nossa Senhora em embeleza e aumenta com seus méritos e virtudes. Ele também vislumbra a alegria da sua boa escolha de dedicar-se a Jesus, a Maria, e aos irmãos. O escravo amor é apresentado ao juiz pela Virgem Maria,ornado de seus pequenos méritos e Virtudes,quem Nossa Senhora embelezou com suas mãos imaculadas,de Mãe de Deus.

Tomás Kempis
Imitação de Cristo VL1 C XXIV 3,4,6 – “Meditações sobre o Inferno”:
            O que faz consumir aquele fogo, os teus, os meus pecados, quanto, mas te perdoas e segues os apetites da carne, tanto mais sofrerás e serás atormentado,no que o homem mais peca,será castigado. Gulosos terão fome e sede, calor, violentados, abusados, chicoteados, luxuriosos serão abrasados com fétido enxofre, os invejosos viverão como cães raivosos,implorando,mendigando, não há vicio que não tenha seu especial tormento, os soberbos estarão cheios de confusão, os avarentos passarão necessidades, desprezo e ali não tens sossego nem consolação.
            Aprenda agora a padecer e sofrer um pouco agora para ser livre de muito, prova neste mundo o que poderás sofrer no outro, se agora não podes! Imagine depois... Se agora uma pequena moléstia te faz tão impaciente, o que farás então no inferno?
            Na verdade não podes ter dois gozos, deleitar-se neste mundo e reinar depois em Cristo no céu. Quem ama a Deus de todo o coração não teme a morte e o juízo.

Meditações sobre o paraíso:
A felicidade é a soma de todos os bens, com a remoção de todos os males!
            1Cor 2,9: “Nenhum olho jamais viu,nenhum ouvido jamais ouviu,nenhuma inteligências pode escutar,o que Deus prepara para os que o amam”. Jesus descreve o céu como uma sociedade, onde há muitas moradas, uma cidade, inúmeros convidados. A alegria de encontrarmos os nossos familiares, nosso amigos, nosso anjos da guarda, nosso santo de devoção.
            E o nosso esperado encontro com a Virgem Maria, nossa Mãe,como escravos de amor seus,que nos orgulhamos de ser,que êxtase,saudades,emoção,vê-la,receber seus dengos, beijos, abraços, colo materno... Ela vai nos conduzir pessoalmente ao seu filho Jesus.

Referências:
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.
KEMPIS, Tomas de. Imitação de Cristo. São Paulo: Paulus, 1979.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. O amor da Sabedoria Eterna. João Molenvade: Missionários Monfortinos, 1998.

Para citar esse artigo:
César Mariano - "Desapego do Mundo".
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://consagracaomontfortina.blogspot.com/2011/07/desapego-do-mundo.html
Online, 26/07/2011




César Mariano
Fundador da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus,  Coordenador Geral, Médico, Casado, 02 filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário