terça-feira, 26 de julho de 2011

Maria Santíssima: Modelo para os fiéis

 

            Todos os membros do corpo têm sua importância, do mais simples ao mais honrado, como as flores e plantas de um jardim.
            Santa Terezinha (historia de uma alma) se perguntava: por que todas as almas não recebiam igual medida de graças. Deus insistia e forçava alguns, como são Paulo e santo Agostinho, e outros ele protegia desde o berço até o túmulo na santidade, como Santa Maria Goreti, São domingos, a própria Santa Terezinha, por que os selvagens nasciam e morriam sem pronunciar o nome de Jesus!
            Visualizando o livro da natureza compreendeu que todas as flores criadas eram formosas, a beleza das grandes não eliminam a fragrância e perfeições das pequenas, a brancura do lírio não elimina a violetinha ou a bonina, se todas as flores fossem rosas, perderia a natureza da beleza primavera.
            O mesmo acontece com as almas, que é o jardim que Jesus, criou grandes Santos comparados aos lírios, e outros menores, que devem contentar-se em ser boninas ou violetas, só para o deleite dos olhos do vosso bom Deus, quando as humilha de baixo dos seus pés.
            “A perfeição consiste em fazer a vontade de Deus, em ser o que ele quer que sejamos...”
    Assim como o sol clareia os cedros e cada pequena flor, Ele ilumina casa alma, como se só ela existisse, como nas estações do ano ele faz desabrochar na data prevista a mais singela margarida, assim também todas as  coisas, estão proporcionadas ao bem de que cada alma.
            “Cada um tem o seu tempo de desabrochar”
   - Que flor, que rosa, que arvore ou arbusto é você no jardim de Deus.
   - Você já floriu? Deu frutos? Qual a sua estação do ano? Qual o seu tempo?

São Luís Maria Grignion de Montfort
Segredo de Maria
105. Deus, infinitamente bom, não concede sua graça de modo igual a todos, muito embora dê a todos a graça suficiente, a alma fiel a uma grande graça, pratica uma grande ação alma fiel com uma graça menor, pratica uma ação menor a alma infiel a graça recebida não pratica nada.
            No catecismo 1937 cita Santa Catarina de Sena cita, sobre as virtudes, não dava Deus tudo a todos, a uns a caridade, a outro a justiça, a este a humildade, a aquele uma fé viva assim deu muitos dons e graças de virtudes, espirituais e temporais, com diversidade, não a uma só pessoa, afim de que fosses forçado a usar da caridade uns para com os outros.
            São Paulo na carta aos Coríntios I cor 12,12-30: “Por que como o corpo, um todo tendo muitos membros, formam um só corpo, em um só espírito fomos batizados, judeus ou gregos, escravos ou livres....,se  o padre dissesse: eu não sou a mão,por isso não sou o corpo,o pé deixaria de ser corpo? A orelha,não  sou olho,deixaria de ser corpo? Se o corpo todo fosse olho,onde estaria o ouvido?se todo fosse ouvido,onde estaria o olfato? ..... o olho não pode dizer a mão: eu não preciso de ti,nem a cabeça aos pés,eu não precisa de vós.
            - Que membro você é da comunidade? É o olho? A mão? A orelha?  
            Antes pelo contrário, os membros mais fracos são os mais necessários, os membros menos honrosos cobrimos com mais decoro, os que são menos decentes, recatamos com maior empenho, ao contrário que os membros, decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs de um jeito que deu mais honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo, e os membros tenham cuidado de uns com outros, se um membro sofre os outros padecem com ele, e se um é tratado com carinho, todos se congratulam por ele.
            Deus constituiu na crença primeiro dos apóstolos, depois os profetas, os doutores, depois os que tem o dom de milagres, de curar de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.
            Todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são doutores? “Todos fazem milagres? Curas? Falam línguas? Interpretam?
TVD 18. É uma congregação de eleitos escolhidos por Deus,... ”Deus te escolheu para esta fundação, ele quer uma resposta.
“Será santo no meio das trevas!”.

São Luís Maria Grignion de Montfort
Oração abrasada
18. São um rebanho de cordeiros no meio de lados. Um bando de castas pombas e de águias reais no meio de corvos. Um enxame de abelhas no meio de tantos zangões, um rebanho de ágeis vendo entre tantas tartarugas, um batalhão de leões entre tantas tímidas lebres. Senhor recolhei-nos dentre as nações (sal 105-47).
TVD 21. “Quem são estes animais, esses pobres que permanecerão na vossa herança, pobres missionários”.
            Coragem do leão, pela indignação e zelo contra o demônio, força do boi pelos trabalhos apostólicos e mortificação da carne. Agilidade da águia na contemplação de Deus.
- Esse missionário, vocês terão olhar humano para o próximo:
Olhar de leão para o inimigo, olhar de boi para si próprio!

E olhar de águia para vós:
Pelo abandono a providencia e devoção a Maria terão as assas prateadas da pomba, ou seja a pureza de doutrina e de vida. Terão nas costas reflexos dourados (ouro) uma grande claridade para o próximo para lhe tolerar os defeitos e um grande amor de Jesus.
            Santo Antonio Maria Claret sob a luz do Espírito Santo teve o seguinte entendimento.
Aprende da formiga a prudência, trabalham, se cumprimentam....Aprender também do galo do burro e do cachorro.
Galo – o galo me chama, com Pedro lembro e choro meus pecados:
            O galo canta diversas horas,dia e noite,eu de vo louvar a Deus todas as horas,e exortar os outros, vigia a família dia e noite, e eu do que o senhor me confiou, na ameaça de perigo do alarme, e eu exortar as almas no perigo de pecar e  defende o seu terreiro ovando. O galo é generoso, ao encontrar comida priva-se para que as galinhas comam, antes de cantar bate as asas,antes da pregação devo bate estudo e oração,  é muito fecundo e eu devo ser espiritualmente e quando o  gavião vem atacar,  defende os seus contra os vícios, erro, pecados.
 O burrinho- como burro estou diante de ti e eu estou sempre contigo:
            Cura D’ars dizia ao ser questionado sobre a sua limitação intelectual: Se sansão derrotou o inimigo com uma queixada de jumento, imagine com um jumento inteiro.
            O burro é o animal mais humilde da natureza, seu nome denota desprezo, sua habitação é a mais humilde, sua comida é pobre, e seus arreios também, devo ser pobre na moradia, roupa e comida, pois sou soberbo e orgulhoso. O burro é paciente, anda devagar, leva pessoas, carga, sofre pancadas sem queixar-se devo sofrer com resignação e mansidão, perseguições e calunias.
            Nossa Senhora valeu-se do burrinho quando foi a Belém dar a luz de Jesus, será que foi o primeiro a ver Jesus? Fugiu para o Egito. Dizem que a marca que ele tem no lombo foi do xixi de Jesus, você tem marcas de Jesus?
            Jesus entrou triunfante em Jerusalém montado num burrinho, que Jesus valha de mim, para entrar nas cidades e povoados, as palmas e honras não foram para o burrinho, e sim para quem estava montado nele.
O cachorro - é tão fiel e constante companheiro do seu dono, que nunca o abandona, nem na miséria, na pobreza, nos trabalhos, nada o separa do seu dono.
            É mais leal que um filho, mais obediente que um criado, mais dócil que uma criança, olha para o seu senhor para conhecer a sua intenção e vontade, amigos dos amigos, é inimigo dos amigos, e eu? Vigia durante o dia, e a noite, dobra a sua vigilância, late e avança contra quem contrariar os interesses do seu dono. O maior prazer do cachorro é estar e andar na presença do seu dono, e dona.
            E você se identificou com algum destes, a natureza muito nos educa, não são apenas estes animais!

São Luís Maria Grignion de Montfort
TVD 213. Precisamos nos conhecer, conhecimento de si mesmo, e clamar ao espírito Santo que por intermédio de Maria santíssima, sua esposa, conhecerá vossos fundos mal, vossa corrupção e incapacidade para todo bem. Com esse conhecimento vos desprezareis, e terás horror em pensar em vos mesmo, para que assim só Deus apareça. Considerar-vos-eis como: uma lesma, que tudo estraga com sua baba, como um sapo, que tudo envenena lança a peçonha, como um porco, na lama, na sujeira, como um bode, como uma serpente, que só pensa em enganar.
            Maria Santíssima comunicará a sua humildade para que vos desprezeis a vos mesmo, mas não despreze pessoa alguma, e até goste de ser desprezado.
TVD 79. Nossa alma e tão carnal, toda a nossa herança e orgulho, cegueira espiritual, endurecimento de coração, fraqueza e inconstância, concupiscência, paixões revoltadas e doenças do corpo. Somos mais orgulhosos que os pavões e abrimos de tanta beleza, mas os pés são feios e as fezes pútridas. Mais apegados a terra do que os sapos,mais feios que os bodes, mais invejosos que as serpentes,mais glutões que os porcos,mais coléricos que os tigres,mais preguiçosos que as tartarugas,mais fracos que os caniços, mais inconstante que o cata-vento.

São Luís Maria Grignion de Montfort
Amor sabedoria eterna
29. As arvores e plantas que a sabedoria se compara produzem frutos de qualidades diversas, estados, funções e virtudes, são como cedros decido a elevação dos corações, são como ciprestes na habitação sobre a morte, são como palmeiras na humildade de suporta fadigas, ou como roseiras nas capacidades de martírios de sangue, ou como plantamos ao longo do rio, com ramos de caridade para com os irmãos, ou outras plantas perfumadas, bálsamos, mirra, na vida solidaria, conhecida mais por Deus que pelos homens.
Deus quer sua resposta, ele nos compra com o seu próprio sangue!

São Luís Maria Grignion de Montfort
TVD 68. As árvores plantadas ao longo das águas da graça devem dar frutos no tempo adequado, os galhos da videira que Jesus é o tronco, devem das boas almas, o rebanho do pastor Jesus, de multiplicar e dar leite, a boa terra do lavrador, a semente multiplica 30, 60, 100. Condenou o servo inútil que não multiplicou seus talentos, ele quer receber de nos boas obras, pois essas obras lhe pertencem exclusivamente.
Jesus é o fim de nos boas obras, não devemos servir como servo e sim como escravos!

São Luís Maria Grignion de Montfort
Amor sabedoria eterna.
179. Ò sábios do mundo! Ó homens ilustre da terra! Ó membros! Ó seminarista! Sois-vos incapazes de entender essa linguagem misteriosa, apreciais em demais, a os bens deste mundo, tendes muito medo dos desprezos e humilhações, enfim,numa palavra,sois muito inimigos da cruz de Jesus.
            È verdade que até estimais e louvais a cruz, mas em abstrato, na generalidade, mas da vossa em particular, vós fugis dela o mais que podeis, ou a arrastais a contragosto, murmuram e impacientando-vos com ela, deixando-a faz-nos lembrar os bois, que a contragosto puxavam o carro com a arca da aliança, onde estava encerrado o que demais precioso havia no mundo.
            Alegrai-vos, rejubilai, já que a cruz que carregais é um dom precioso, que faz inveja aos próprios bem-aventurados uma vez que eles já não poderem carregar.

Referências:
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. O segredo de Maria Aparecida,SP: Ed. Santuário, 1993. 13. Ed.
_________. O amor da Sabedoria Eterna João Molenvade, MG: Missionários Monfortinos, 1998.
_________. Oração abrasada – espiritualidade Monfortina: orações e cânticos. João Molenvade, MG: Missionários Monfortinos, 1997.
_________. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.
CLARET, Antônio Maria, Santo. Autobiografia. São Paulo: Ave Maria, 2008. 1. ed.


Para citar esse artigo:
César Mariano - "Maria Santíssima: Modelo para os fiéis"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://consagracaomontfortina.blogspot.com/2011/07/maria-santissima-modelo-para-os-fieis.html
Online, 26/07/2011 





César Mariano
Fundador da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus,  Coordenador Geral, Médico, Casado, 02 filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário