terça-feira, 26 de julho de 2011

Maria, modelo de Santidade, onde o Espírito Santo produz os Santos.

Vamos abordar três temas: Fé, esperança e caridade.
Quais os requisitos necessários para alguém ser proclamado santo?
Sobre o processo da canonização, o Catecismo da Igreja Católica nos informa que: Primeiramente o Bispo local ou os fiéis solicitam a investigação da vida, das virtudes heróicas, milagres, "um postulador coordenará a análise dos escritos, da vida e interrogará testemunhas”. Em seguida é encaminhada a causa dos Santos, avaliado por teólogos, médicos. Reconhecidas as virtudes após o decreto é declarado "venerável", e é chamado de servo de Deus. Havendo um decreto das virtudes heróicas e a verificação de um milagre, “cura inexplicável” a luz da ciência, perfeita, duradoura, rápida, é decretado "Beato", Bem-aventurado e se confirmado mais um milagre é declarado "Santo", concluindo a canonização.
Catecismo da Igreja Católica:
2813. “Na água do batismo fomos lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de Deus" (I Cor 6,11). Durante toda nossa vida nosso pai “nos chama à santidade” (I Ts 4,7). E, já que é "por ele que vos sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós Santificação" (I Cor 1,30), contribui para sua Glória e para nossa vida o fato de seu nome ser santificado em nós e por nós. Essa é a urgência de nosso primeiro pedido”.
“Quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo que santifica? Mas, inspirando-nos nesta palavra: “Sede santos por que eu sou Santo” (Lv 11,44), nós vos pedimos que santificados pelo Batismo, perseveremos naquilo que começamos a ser (...) Recorremos, portanto, à oração para que esta santidade permaneça em nós”.  (São Cipriano, Dom. orat. 12: PL 4,52A – 527ª)
828. “Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores. “Os santos e as santas que sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis história da Igreja”. (CL 16,3)
829. “Enquanto na Beatíssima Virgem a Igreja já atingiu a perfeição, pela qual existe sem mácula e sem ruga, os cristãos ainda se esforçam por crescer em santidade, vencendo o pecado. Por isso elevam seus olhos a Maria”: nela, a Igreja é já toda Santa”. (LG 65)
956. “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio”. (LG 49)
Somos uma única família em Deus!
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            219. Os Santos são moldados em Maria, Há grande diferença entre fazer uma figura em relevo e golpes de martelo e cinzel, e fazer uma figura lançada numa formula, os escultores trabalham e muito e levam muito tempo neste primeiro modo, na segunda maneira se trabalha pouco e mais rápido. Santo Agostinho chamam a Santíssima Virgem de “fôrma de Deus”. Própria para formar Deuses, Santos. Aqueles se lançam na fôrma depressa são moldados em Cristo, e Cristo nele somos Divinizados, pois passamos no próprio molde que formou um Deus. Comparamos alguns devotos, diretores Espirituais aos escultores que querem formar diferente... São escultores que confiando nos seus talentos não formam a verdadeira imagem de Jesus, e às vezes num golpe mal dado por desconhecimento ou inexperiência estragam toda a obra. Mas, os que são adeptos deste segredo da graça, que é a consagração, são como fundadores ou moldadores que acharam a forma não confia nas suas habilidades e sim na excelência da forma, lançam-se e perde-se ela, em Maria, para tornarem-se retrato vivo de Jesus. Só se lança na forma o que está fundido, liquido fundir em ti o homem velho, para renascer em Maria.

Quais as características dessa forma?

“As virtudes da Virgem Maria, profunda humildade, fé viva, obediência cega, contínua oração, mortificação universal, pureza divina, ardente caridade, paciência heróica, doçura angélica, sabedoria divina”.
(TVD 108)

Marianização da alma
Como não fazer um Santo ou uma Santa!
São Luis Maria Grignion de Montfort
O Amor a Sabedoria Eterna:
78. Observa com maior fidelidade possível os mandamentos ditados pelo mundo, ou sejam:
1)      Conhecerás o mundo;
2)      Viverás com um homem honrado;
3)      Orientarás bem os teus negócios;
4)      Guardarás bem o que te pertence;
5)      Procurarás sair do anonimato;
6)      Procurarás ganhar-te amigos;
7)      Frequentarás a alta sociedade;
8)      Comerás e beberás bem;
9)      Não alimentarás melancolias;
10)    Evitarás a singularidade, a rudeza, a beatice.
Você quer ser Bem-aventurado ou bem sucedido?
            Antes de ser canonizado se é chamado bem aventurado, Beato, fazemos uma analogia das bem aventuranças com as virtudes da Virgem Maria.
1.    Profunda Humildade: “Bem-aventurados os que possuem um coração pobre, pois deles é o reino dos céus”. (Mt 3) A Virgem foi escolhida por isso, mãe das virtudes
2. Fé viva: “Bem aventurada és tu que creste, pois não de se cumprir as coisas”. (Lc 1.45)
3. Obediência Cega: “Aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observa”. (Lc 11,28)
4. Continua Oração: “Os que o Senhor achar vigiando quando vier”. (Lc 12,37)
5. Mortificação Universal: “Os que choram, serão consolados”. (Mt 5,4)
6. Pureza Divina: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. (Mt 5,8)
7. Ardente Caridade: “Bendito seja o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram”. (Lc 11,27)
8. Paciência Heróica: “Os que têm fome e sede de justiça que serão saciados”. (Mt 5,6)
9. Doçura Angélica: “Os pacíficos, serão chamados filhos de Deus”. (Mt 5,9) ; “Os mansos terão a terra”. (Mt 5,5)
10. Sabedoria Divina: “Os que forem Perseguidos por causa do reino dos céus, vós perseguirem e disserem falsamente todo mal contra vós”. (Mt 5,11)
Os santos são frutos da fecundação do Espírito Santo em Maria!
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            20. Sendo o Espírito Santo estéril em Deus, isto é, não produzindo nenhuma pessoa divina tornou-se fecundo em por Maria, a quem desposou, com ela, n'ela e d'ela formou sua obra prima, um Deus feito homem, o Santo dos Santos "Sede Santos porque vosso pai é Santo" (Lv 11,44). O Espírito Santo é Deus, e Deus não muda quanto mais ele encontra a Virgem Maria, sua esposa, numa alma, tanto mais poderoso e operante se torna, para produzir Jesus Cristo nesta alma, e esta alma em Jesus Cristo. Embora não tenha necessidade absoluta, o Espírito Santo quer servir-se dela, para produzir nela e por ela, Jesus Cristo e seus membros “Seus Santos”, mistério da graça escondido mesmo aos mais sábios e mais Espirituais. Muitos santos manifestaram o seu amor pela Virgem Maria como reparação, exortação, gratidão, admiração, imitação como seu tudo.
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            8. Todos os dias, de extremo ao outro da terra, no mais alto dos céus, no mais profundo dos abismos, tudo proclama e publica a admirável, Virgem Maria os nove coros dos anjos todos os homens, das diversas idades e religiões, bons e maus, até os demônios são forçados a chamá-la bem aventurada.
            Santo Afonso, Maria Santíssima é Rainha do céu, dos infernos, e demônio, pois o venceu com as suas virtudes, São Bernardo: ela tinha o demônio como prisioneiro de guerra, ele é obrigado a receber ordens dessa rainha, São Bernardino de Sena: ela o subjuga e doma. São Bruno de Segni: Eva vencida pela serpente nos trouxe morte e trevas, Maria vencendo o demônio nos trouxe vida e luz. Tomas de Kempis; os demônios são abatidos a ouvir o nome de Maria. São Boaventura. Quem na hora da morte a invoca, no inferno nada tem a temer, pois os demônios ao ouvir o nome de Maria deixam a alma em paz. Beato Alano de La Roche: que o demônio foge e teme o inferno ao som de Maria. Santa Brígida: “Até os pecadores mais perdidos se afastam o inimigo”.
             São Bernardino diz: os anjos cantam “Santa, Santa, Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem”. São Bernardo, São Bernardino, São Boaventura... "Que no céu e na terra tudo está sujeito a Maria, até o próprio Deus, a autoridade que Deus quis conceder é tão grande que parece igualar o poder divino, suas orações e súplicas são poderosas que equivalem serem ordens”.     
            Ele não resiste nunca à oração de Maria porque é sempre humilde e conforme a sua vontade.
            Santo Agostinho: “Os predestinados para se tornarem conforme a imagem do filho de Deus vivem escondidos no seio de Maria, lá são guardados, alimentados, sustentados e criados por essa Boa Mãe”.
São João Damasceno: “Ser vosso devoto oh! Maria Santíssima é uma arma de salvação que Deus daqueles que quer salvar”.


São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            152. É um caminho fácil, que Jesus abriu para vir até nós, pelo caminho de Maria é mais suave e tranquilo, ela adocica nossas cruzes. Alguns Santos em menor número optam por este caminho: Santo Efrém , São João Damasceno, São Bernardo, São Bernardino, São Boa Ventura, São Francisco Sales e muitos outros Santos, e em maior numero, embora todos devotos da Virgem Maria, não entraram ou entraram muito pouco nesta via, por isso sofreram provas mais rudes e perigosas.
            174. São Boa Ventura diz: “A Santíssima Virgem não é apenas detida na plenitude dos Santos, mas ela retém guardados na plenitude para que não diminuam suas virtudes, ou se dissipem, seus méritos pereçam suas graças, que os demônios lhe façam mal”. Madre Rosa Gattorno resume: “Maria, meu tudo depois do meu Deus”.
            Padre Stefano Manelli, fundador dos Franciscanos da Imaculada, filho de servos de Deus, reuniu em uma de suas obras as várias formas de devoção a Virgem Maria praticadas pelos Santos:
            Beato João Paulo II: “Totus Tuus”; São Pio X: “Se alguém quiser que sua devoção por mais que seja toda e perfeita, é necessário imitar todos os seus exemplos”; Santa Teresinha: "Nós somos mais felizes que a virgem Maria, porque ela não teve uma nossa senhora para amar"; Padre Pio Pieltrecina: “Ela vale mais que a teologia e a filosofia”; Santo Cura d’Ars: “Nem no céu nossa senhora pode gozar de paz, em seu paraíso, porque como uma mãe que tem os filhos fora de casa, lhes espera seu retorno”; Papa Paulo VI: "Não podemos ser cristãos sem sermos marianos"; Santo Ambrósio: “Quanto mais pertencemos a nossa senhora, mais Jesus pode nascer no nosso coração”; Montfort, Santo Afonso, Santo João Bosco, São Bernardino: “Maria é toda razão da nossa esperança”; São Maximiliano Kolbe: “Que os confrades o superem mil vezes no amor a Imaculada”; Ricardo de São Lourenço: “Rainha dos mártires”; Beato Amadeu: “O que Jesus suportou na carne Maria suportou no coração”; Santo Antônio: “Maria amava mais a vida do filho do que a sua própria vida”; Santo Efrém, São Cirilo de Alexandria, São João Damasceno, Montfort, São Bernardo, São Afonso, São Maximiliano: Concordam que Maria Santíssima é necessária para nossa salvação.
Dengos de amor:
Martinho Lutero: “Doce mãe de Deus”; São Maximiliano: “Querida mãezinha”; Santa Margarida Alacoque: “Boa mãe”; Santa Veronica Giuliani, Santo Afonso: “Mãe querida”; São Paulo da Cruz, Santa Gema Galgani: “Minha mãe”; São César: “Maria santíssima, Mãezinha do céu”; Santa Terezinha: Tremia o coração; São José Copertino: Elevava em êxtase; Pe Pio Pietrelcina: Chorava de ternura; Santa Bernadete, São Vicente Palloti, São Gabriel: Com afeto beijava as imagens de Nossa Senhora das Dores; Beato Estevão Bellesini: Consumiu muitas imagens de Maria santíssima com ardentíssimos beijos; Montfort, São José de Cotolengo: Quiseram ser sepultados abaixo do altar; Cura d'Ars: Se pudesse se venderiam com prazer para oferecer-se a Maria; São Maximiliano: Louco da imaculada; São Boaventura: “Sois minha mãe é pouco ó Maria, tu és todo o meu amor”; Santo Afonso: Tudo nas suas afetuosas visitas a Maria Santíssima; São Félix: Ao passar quarenta anos diante de um nicho de nossa senhora rezava: “Desejo amar-vos com um bom filho”; São Pio X, Montfort: “Se a devoção não o afasta do pecado é uma falsa devoção”; São Leonardo de Porto Maurício: “Que é seu verdadeiro devoto é inimigo do pecado”; São José Cafasso: “Recomendo não desgostar nosso Senhor, a única coisa que ela desgosta é o pecado”; São Tomás de Vila Nova: “Maria nosso único refúgio, socorro e asilo”; São Maximiliano: “Não tenhas medo de amar nossa senhora, pois nunca chegaremos ao amor com qual Jesus a amou”; São Bernardino, São Boaventura: “Jamais ninguém poderia amar e louvar bastante Nossa Senhora”; São Pedro Júlio Eymard: Propôs a rezar uma Ave-Maria a cada tentação; Santo Alberto Magno: “A Santíssima Virgem conquista os pecadores, rumina os penitentes, dirige os inocentes”; São Bernardino de Sena: “A alma perfeita é tal somente por meio de Maria”; São Maximiliano: “Todos os santos são obra da virgem santíssima e a devoção mariana e característica comum a todos eles”; São Bernardino: Venerava nossa senhora com belo e ardentíssimo zelo, recebeu o apelido de "cantor de Maria"
            Demonstrando o seu imenso amor pela Grande Mãe de Deus, e o desejo de fazê-la conhecida e amada, foram escritas algumas obras que tratam a respeito dessa digníssima Mulher, Santo Afonso Maria de Ligório escreveu as “Glórias de Maria”, São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, Santo Cura D’ars compôs uma confraria de escravos de amor e César e Mara Carvalho leigos consagrados escreveram os livros “Totus Tuus” e “Consagra-te”. São Maximiliano Maria Kolbe consagrou a Polônia e o Japão à Imaculada, foram erguidos ainda capelas e altares em sua honra são elas a de São João Bosco, Beato Bartolo Congo, São Boa Ventura, São Caetano, Santo Afonso, Pe. Pio de Pieltrecina. Muitos mosteiros confiaram-se ao patrocínio da Santíssima Senhora dentre eles Santa Tereza d'Ávila: um pombal de virgens a imitar suas virtudes. Montfort, Santa Tereza d'Ávila, Santo Estanislau Kostka, São Luis Gonzaga, Santa Verônica Giuliani, São Gabriel
            No desejo de serem extensões do amor da Mãe Digníssima tornaram-se cópias fiéis: Santa Lucia Filipini, Santa Catarina de Sena, Santa Rosa de Lima, Santa Bernadete, Santa Catarina Laboret passou a fazer todas as coisas como ela faria, Santo Antonio Maria Claret deixou-se ser governado por Ela, Santo Ambrósio exclamava – “tomara que esteja a alma de Maria em todos para engrandecer o Senhor e o espírito de Maria e todos para rejubilar-se em deus, seu salvador, marianização ser Maria”.
São Luís Maria Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:
            53. Santo Irineu: pela obediência Maria veio a nossa salvação, o que lúcifer. Perdeu por orgulho, ganhou-o Maria por sua humildade, o que Eva condenou e perdeu pela desobediência, salvou-o Maria obedecendo, Eva por obedecer à serpente perdeu todos os seus filhos e entregou-os ao demônio, Maria por ser perfeitamente fiel a deus, salvou todos os seus filhos e escravos, consagrou-os a divina majestade.

            A verdadeira devoção à Santíssima Virgem leva a alma a evitar o pecado e imitar as suas virtudes!

Referências:
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
CARVALHO, César Augusto Saraiva de; CARVALHO, Mara Lúcia Figueiredo Vieira de. CONSAGRA-TE! Espiritualidade Mariana na Vida dos Santos. Natal: Mater Dei Gráfica e Editora, 2010.

Para citar esse artigo:
César Mariano - "Maria, modelo de Santidade, onde o Espírito Santo produz os Santos."
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://consagracaomontfortina.blogspot.com/2011/07/maria-modelo-de-santidade-onde-o.html
Online, 26/07/2011


César Mariano
Fundador da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus,  Coordenador Geral, Médico, Casado, 02 filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário